Ver a Tocha Olímpica passar já é emocionante, mas ver a Tocha Olímpica passar estando em Itacaré, no Sul da Bahia, é ser muito abençoado por Deus.
Há quem diga que Deus fez o mundo em 5 dias, em 1 fez Itacaré e no sétimo descansou. Bem... que ele estava inspirado, isso ninguém pode negar.
Se você já está na expectativa, vá anotando em sua agenda que a Tocha Olímpica vai passar por aqui no mês de maio de 2016, a data exata será ainda definida.
E os felizardos que irão carregar a Tocha Olímpica 2016 já foram indicados pela comissão da prefeitura de Itacaré que apontou quais nomes da cidade mereciam carregar a Tocha, foram 05 os nomes indicados.
A Tocha Olímpica vai sair da Grécia e após percorrer o Brasil chegará ao Rio, onde será realizada as Olimpíadas, mas esta, em especial foi redesenhada especialmente para traduzir as cores e a alegria dos brasileiros, de acordo com informações do COB, foram 02 meses trabalhando só no design da Tocha Brasileira, após mais de 200 esboços até chegar ao modelo atual.
Luizão, secretario de Esporte, Cultura e Lazer de Itacaré informou que teriam muitos nomes que também mereceriam carregar a Tocha, mas somente 05 poderiam ser indicados e que estes, ainda obedeceriam critérios técnicos e que apesar da equipe da Prefeitura já ter indicado essas pessoas, ainda dependem de aprovação da equipe de Coordenação da Tocha Olímpica.
Serão cerca de 300 cidades no Brasil por onde irá passar a Tocha, antes de passar por Itacaré, ela virá de um pernoite em Ilhéus e partirá cedo para Itacaré, depois segue para Camamu, Ituberá, Valença e Morro de São Paulo.
Boato
Nas redes sociais, chegaram a veicular um boato de que a Tocha Olímpica não passaria mais por Itacaré. Mas, na verdade há pelo menos 05 meses que a prefeitura e a equipe "Tocha Olímpica Itacaré, vem trabalhando para cumprir as exigências técnicas e garantir a passagem da Chama Olímpica na cidade. O prefeito Jarbas é o presidente da Comissão, Luiz Quadros coordenador geral e todas as secretarias do município estão envolvidas
Trajetória até Itacaré
Brasília
Para a Tocha vir ao município, a trajetória teve início em Brasília, onde o prefeito e vice Jarbas e Cláudio Barros, secretário de Finanças, Junior Andrade, e o secretário de Esportes Luizão, foi a Brasília onde anunciaram as primeiras cidades pré-selecionadas para a passagem da Tocha, onde Itacaré estava incluída. A partir, daí, a cidade começou a se preparar. E logo depois, visitas técnicas na cidade foram realizadas por Filippo Faria, Gerente Regional da Tocha.
Salvador
Momentos depois, a Equipe de Coordenação da Tocha Olímpica de Itacaré se reuniu também em Salvador, numa Conferência com todas as cidades que irão participar da Passagem da Tocha aqui na Bahia. De Itacaré, participaram o prefeito Jarbas, o secretário de Esporte e Cultura, Luizão, o secretário de Segurança Marcus Vinícius, o secretário de Transportes José Alberto e atletas da canoagem de Itacaré, que também estiveram na luta para que a a Tocha Olímpica fosse confirmada para Itacaré. Algumas cidades chegaram a perder a passagem da Tocha por não obedecer aos requisitos estabelecidos pelo Comitê.
Itacaré
Já, no início deste mês de novembro, a última reunião que confirmou definitivamente a passagem da Tocha Olímpica em Itacaré aconteceu na cidade, com a participação dos Técnicos do COB, Felippo Faria e Riam Maia, que definiram o percurso onde a Tocha passará, como será o esquema de segurança e como seria feito o revezamento e quem seriam os indicados para carregar a Tocha.
Celebração em Itacaré
Após fazer o percurso, a Tocha chegará até a Praça 02 de Julho, onde será a Praça de Celebração. Para este dia será organizada uma grande comemoração pela equipe da Prefeitura local. Para acompanhar a passagem da Tocha, deverá seguir um comboio formado por 18 carros, numa velocidade máxima de até 6 km por hora e que essa passagem será no mês de maio de 2016, mas somente a data ainda será definida.
Com isso, Itacaré já se prepara para mais um momento histórico e a comunidade de Itacaré agradece pelo empenho da gestão em trazer a Chama Olímpica para a cidade.
Além do próprio momento histórico para Itacaré, da comoção da comunidade local e dos visitantes da cidade nessa data. Esse evento é muito importante para Itacaré porque será mais uma vez um grande divulgador da cidade mundo a fora, já que o retorno de mídia é incalculável, e isso a cidade só tem a ganhar, inclusive com o Turismo. Comenta Jarbas Junior, secretario de Administração do Município.
Dados sobre a Tocha Olímpica no Brasil
“Além do carregador, o revezamento envolve todo um comboio de veículos, que deve passar por cerca de 500 cidades: 300 receberão o revezamento propriamente dito e outras 200 assistirão à passagem do comboio com a chama exposta. A lista completa do trajeto será divulgada no início de 2016. Todo o percurso foi montado sob a premissa do maior número possível de pessoas impactadas, dentro do período pré-estabelecido para a duração total do revezamento”. Diz Nuzman
A jornada começa em maio de 2016 e irá durar entre 90 e 100 dias. Serão 12 mil condutores, cada um percorrendo cerca de 200 metros com sua tocha - o que é passado de uma para outra é a chama Olímpica, a mesma acesa ainda na Grécia. Serão 20.000 quilômetros por estradas e ruas brasileiras e mais 10.000 milhas aéreas em trechos das Regiões Norte e Centro-Oeste, entre Teresina e Campo Grande – sem que o fogo se apague. (Rio 2016)