Foi encerrado no dia 24 de agosto o I Salão de Artes de Itacaré com a entrega do certificado de participação aos artistas, pela prefeitura de local além de uma homenagem a artista Dona Cenira que faleceu no transcorrer do evento. A exposição aconteceu entre os dias 07 e 23 de agosto no Clube Pirajá e teve como objetivo divulgar os artistas locais para a comunidade, estudantes e para os turistas.
Participaram do I Salão de Artes, artistas plásticos, pintores e desenhistas de Itacaré. Ainda aconteceu uma oficina de reciclagem oferecida gratuitamente pelo artista plástico Punk do Reggae aos alunos das escolas públicas. O evento foi muito bem recebido pela comunidade e teve a visitação de mais de 2 mil pessoas, principalmente os estudantes que participaram ativamente.
O professor e sociólogo Evanildo Lira, visitante, nos contou que oportunidades como essas são importantes pois provocam os artistas a produzirem mais, já que parte do pagamento do artista é o reconhecimento público, além de estimular aos estudantes a participar mais de eventos culturais.
Para Paulo Jardim, que é produtor de cinema em São Paulo, eventos como esses que valorizam o artista local é raro acontecer até mesmo em São Paulo que é um grande centro. "E esse evento de Itacaré foi diferente, porque os artistas puderam mostrar sua arte para o mundo inteiro sem sair da sua cidade já que os turistas internacionais também passaram por aqui". afirmou Paulo Jardim enquanto observava os quadros de Dona Cenira.
II Salão de Artes será em Janeiro.
Luizão, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Itacaré, que foi o promotor do evento, aproveitou a oportunidade para avisar que em janeiro haverá o II Salão de Artes de Itacaré, só que, desta vez, será itinerante. Acontecerá em diversas praças da cidade até chegar no Clube Social.
Homenagem a Dona Cenira que faleceu no transcorrer do evento.
Dona Cenira, expositora que participou do evento, faleceu no dia 20 de morte súbita em sua casa, durante os dias em que o evento ainda acontecia. Os desenhos de Dona Cenira eram futuristas e ela trabalhava muito com formas geométricas.
Os artistas que participaram do evento, todos receberam o certificado, foram eles: Marcos Socram, Jair Garcia, Jagannath Ganpat, Paulo Handa, , Yolanda Zabala, Letícia Santos, Carlos André Bahia.
No dia da entrega foi prestado uma homenagem a esta artista, in memoriam, e seu filho a representou recebendo o certificado intitulado a D. Cenira.
0 comentários:
Postar um comentário