Nos dias 15 e 16 de Julho, aconteceu no distrito de Taboquinhas, um curso sobre as Políticas Públicas disponibilizadas pelo Governo Federal para as pessoas que vivem da agricultura familiar no município de Itacaré.
O objetivo deste evento foi transmitir aos agricultores informações para orientá-los a participar e usufruir das políticas públicas que o governo disponibiliza para os trabalhadores que vivem da agricultura familiar.
Já que esses programas servem como estimuladores para a geração de renda, para melhorar o uso da mão de obra familiar, por meio do financiamento de atividades e serviços rurais agropecuários e não agropecuários desenvolvidos em estabelecimento rural ou em áreas comunitárias próximas.
O curso foi ministrado pela Ceplac de Ubaitaba, com a participação de Zé Rui e Américo e organizado no distrito pela Secretaria de Agricultura de Taboquinhas, dirigido por Landualdo e Valter. Aconteceu no espaço da igreja Católica e contou com 21 dirigentes das associações de agricultores da região e líderes comunitários.
Segundo Zé Rui, diretor da Ceplac de Ubaitaba, normalmente os pequenos produtores rurais, não tem conhecimento dessas políticas, por isso a importância destes cursos, até mesmo para eles buscarem alguma melhoria para sua comunidade, a partir desse conhecimento, esses trabalhadores ou comunidades rurais podem participar de diversos programas ofertados pelo Governo.
Por isso, o escritório local da Ceplac teve essa iniciativa para orientar os dirigentes das associações e estes servirão como multiplicadores, passando a informação adiante, para os membros de suas respectivas associações. O de Taboquinhas, teve a duração de 16 horas e aconteceu por dois dias seguidos.
Os presidentes das associações agrícolas do município de Itacaré se animaram após saber da existência das diversas políticas disponíveis para a agricultura familiar e demonstraram interesse em transmitir o aprendizado do curso em suas associações.
Frutos
Além de Itacaré, este mesmo curso também foi ministrado pela Ceplac Ubaitaba, em Maraú, no distrito de Ibiaçu e os membros das associações de lá se animaram para conhecer mais sobre o assunto e já tem viagem marcada para o dia 31 de Julho, onde conhecerão a Cooperativa, COOPATAN, de Trancredo Neves, onde seus integrantes conquistaram muitos avanços. O avanço no local é tão grande, que eles já contam com uma escolar de aprendizagem alternada, um centro de pesquisas de produção e possuem uma comunidade bastante organizada.
Políticas Públicas.
As políticas públicas ofertadas pelo governo para a agricultura familiar são: Pronafs: Pronaf B, Pronaf Comum, Pronaf Mulher, Pronaf Jovem; PAA, PFPAF, PNHR, CEAF. É interessante que os agricultores se familiarizem com estes termos, fazendo uma pesquisa sobre o que é cada política.
0 comentários:
Postar um comentário