quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Definidas as quartas de final femininas do Mahalo Surf Eco Festival

Depois de dois dias só de competição masculina em Itacaré, as meninas finalmente estrearam na quarta-feira e disputaram duas fases para já definir as classificadas para as quartas de final do ASP 4-Star Mahalo Surf Eco Festival na Bahia. As brasileiras Silvana Lima, Jacqueline Silva e Suelen Naraísa estão entre as candidatas ao título que será decidido nesta quinta-feira na Praia da Tiririca, mas a categoria masculina só termina no sábado. O Havaí também tem três concorrentes, Alessa Quizon, Tatiana Weston-Webb e Zoe McDougall, com a francesa Maud Le Car e a espanhola Garazi Sanchez, completando a lista das oito finalistas que vão brigar pelo prêmio de 7 mil dólares e os 1.000 pontos da vitória nesta penúltima etapa do Circuito Mundial ASP Qualification Series 2014.

Um confronto estrangeiro entre a havaiana Alessa Quizon e a francesa Maud Le Car vai definir a primeira semifinalista do ASP 4-Star Mahalo Surf Eco Festival. Na segunda quarta de final, a bicampeã brasileira Suelen Naraísa enfrenta a espanhola Garazi Sanches. Na terceira, a campeã antecipada do ranking do ASP Qualification Series, Silvana Lima, que mora em Ilhéus também no sul da Bahia, fará um duelo das duas novidades da elite mundial do WCT para 2015 contra a havaiana Tatiana Weston-Webb. Silvana ainda briga pelo título sul-americano da ASP South America com a catarinense Jacqueline Silva, que lidera este ranking e vai disputar a última vaga para as semifinais com a havaiana Zoe McDougall.

"Nesta condição de mar, se você achar uma onda boa pode ser a onda da bateria. Eu tive sorte de pegar uma boa logo no início que me deu uma nota boa que praticamente me garantiu a liderança de toda a bateria", disse Jacqueline Silva, depois de derrotar uma das sensações da temporada 2014 no Circuito Mundial, a havaiana Tatiana Weston-Webb, com as duas eliminando a potiguar Givanilta Ferreira e a inglesa Keshia Seelow Eyre. "A Tatiana (Weston-Webb) vem fazendo grandes resultados esse ano, está praticamente garantida no WCT, eu não consegui a vaga esse ano, mas estou na briga pelo título sul-americano e vou lutar por ele até o fim. Eu só fiquei sabendo deste título na etapa passada (em Florianópolis-SC), estou na frente do ranking e vou fazer de tudo para que continue assim".

Diferente de Jacqueline Silva, a cearense Silvana Lima já garantiu seu retorno a elite das top-17 que disputam o título mundial no WCT e surfou uma das melhores ondas da quarta-feira entre as meninas. Ela arriscou os aéreos e atacou as ondas com força e velocidade, mostrando estar em excelente fase física e técnica, porém a melhor surfista do Brasil continua competindo sem um patrocinador, assim como Jacqueline Silva. As duas passaram invictas pela quarta-feira, com Silvana confirmando a passagem para as quartas de final do ASP 4-Star Mahalo Surf Eco Festival com vitória sobre a havaiana Zoe McDougall e as brasileiras Nathalie Martins e Karol Ribeiro, que acabaram eliminadas.

"Itacaré sempre me dá sorte, apesar de que não consegui nenhuma vitória aqui ainda, meu melhor resultado foi um segundo lugar, mas conheço bastante essa onda e vamos ver se esse ano eu consigo ganhar", disse Silvana Lima, que venceu a primeira edição da história do Surf Eco Festival iniciada em 2008 na Praia do Forte, litoral norte da Bahia. "Eu já voltei ao WCT que era meu objetivo para este ano, estou feliz por isso, mas agora tem este título sul-americano em jogo também. Eu não vou para a última etapa no Chile (de 13 a 16 de novembro), não sei se a Jacque (Jacqueline Silva) vai, mas é mais um título que seria bom conquistar".

A cearense também falou sobre o seu retorno ao WCT, novamente colocando o Brasil no seleto grupo das melhores surfistas do mundo. "Eu já estou fazendo uma programação especial para isso. Depois deste evento aqui em Itacaré, vou para o Ceará rever minha família, vou ficar lá um pouco e logo em seguida estou partindo para o Havaí para testar umas pranchas maiores lá e pegar ondas boas também para ganhar mais ritmo de competição. Depois, no ano que vem, já vou logo em fevereiro para a Austrália para chegar na Gold Coast umas duas semanas antes de começar o primeiro evento do ano, para já ir treinando no lugar da competição e também para entrar no clima do WCT de novo".

G-6 PARA O WCT 2015 - Além de Silvana, as outras novidades para o WCT feminino do ano que vem que estão se classificando pelo ASP Qualification Series são a norte-americana Sage Erickson e a havaiana Tatiana Weston-Webb, que vai enfrentar a cearense na terceira quarta de final. A lista das seis indicadas pelo ranking de acesso está sendo completada por três surfistas da elite atual que estão fora do grupo das dez primeiras do WCT 2014 que são mantidas para a próxima temporada, a australiana Nikki Van Dijk e as havaianas Coco Ho e Alessa Quizon. Destas, só Alessa Quizon, que namora o surfista brasileiro Caio Ibelli, está participando do Mahalo Surf Eco Festival.

"Pra mim foi uma surpresa as ondas terem melhorado um pouco hoje (quarta-feira) logo no dia que começamos a competir, então estou feliz por ter conseguido pegar boas ondas para passar para as quartas de final", disse Alessa Quizon. "Gostei bastante daqui de Itacaré, uma cidade bem calma, tranquila, com muita Natureza, belas praias, as pessoas sempre alegres, boa comida, enfim, eu adoro o Brasil e é sempre bom poder competir aqui porque todos gostam bastante do surfe".

FESTIVAL DE MÚSICA - Desde 2008, o Mahalo Surf Eco Festival é encerrado com um grande festival de música. Nos shows já brilharam diversas bandas de âmbito nacional, local e municipal. E o casamento entre surfe e música se repete em 2014, quando o Festival leva para o palco em Itacaré, no sábado dia 1º de novembro, em uma arena montada na entrada da cidade especialmente para esta finalidade, as bandas O Rappa, Ponto de Equilíbrio, Strike e Massa Sonora.

ECOLOGIA NO SURF ECO FESTIVAL - Além de esporte e música, a Dendê Produções realiza todos os anos durante o evento, uma série de atividades voltadas para a Ecologia. Em 2014 não será diferente. O Mahalo Surf Eco Festival será o primeiro evento de surfe do mundo que terá a utilização de energia solar. Uma grande estrutura será montada para a captação desta energia, que será usada em prol do próprio espetáculo. Além disso, como parte do Programa Socioambiental apoiado pela Petrobras, o Mahalo Surf Eco Festival prepara uma extensa programação com diversas ações como palestras, exposições, exibição de filmes, entre outros.

O Skol apresenta o Mahalo Surf Eco Festival é realizado pela Dendê Produções com o patrocínio da Petrobras, da Bahiatursa e da Prefeitura Municipal de Itacaré. O evento homologado pela ASP South America como 28.a etapa do ASP Qualification Series 2014 oferece premiação de 95 mil dólares para a categoria masculina e 30 mil dólares para a feminina, com as vitórias valendo 1.000 pontos para o ranking mundial e sul-americano. Transmissão ao vivo pelo www.surfbahia.com.br/eventos/index.php

Foto: Silvana Lima por Daniel Smorigo

0 comentários:

Postar um comentário