terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Estabelecimentos participantes do Festival Sabores de Itacaré recebem qualificação

Durante o período de 17 de novembro a 04 de dezembro, os estabelecimentos participantes do Festival Gastronômico "Sabores de Itacaré" recebem qualificação empresarial e profissional, através do SEBRAE e do SENAC em parceria com a Prefeitura de Itacaré por meio da Secretaria Municipal de Turismo.

Os 36 estabelecimentos participantes do Festival tiveram a oportunidade de se aperfeiçoarem ainda mais nas áreas de Segurança Alimentar, Formação de Preços e Qualidade no Atendimento ao Cliente através de capacitações e consultorias do SEBRAE. Já nas áreas de Higiene e Manipulação de Alimentos, Técnicas de Vendas e Ficha Técnica, os profissionais de alimentos e bebidas tiveram o apoio do SENAC.

Da barraca de praia à creperia. Os estabelecimentos mais charmosos da cidade de Itacaré se preparam para receber o I Festival Gastronômico “Sabores de Itacaré”, que acontece entre os dias 11 a 21 de dezembro.

A programação de qualificação do Festival Sabores de Itacaré teve como objetivo a realização de capacitações em três áreas cruciais nos empreendimentos de alimentação fora do lar. São elas: produção - cozinha, atendimento - salão e gestão - escritório. Em cada uma dessas áreas profissionais enfocaram  novos aspectos, novas metodologias utilizando-se de uma didática voltada para o público alvo a ser atingido, respeitando suas particularidades e comportamentos.

Qualidade no Atendimento ao Cliente - Neste curso, os alunos conheceram técnicas de atendimento baseadas nos princípios da qualidade, sabendo identificar o cliente e suas necessidades, lidar com queixas e reclamações e encaminhar as soluções dos problemas com habilidade e postura, prestando serviços com agilidade, qualidade e cortesia.

Segurança Alimentar - Visita aos estabelecimentos para orientação sobre o conjunto destes procedimentos higiênicos-sanitários instituídos pela ANVISA que são denominadas Boas Práticas de Segurança Alimentar, com  base da Gestão de Segurança e Qualidade de um serviço de alimentação, alicerçando o conhecimento através do seguinte material: Cartilha de Segurança Alimentar editada pela ANVISA; ERRATA : desconsiderar a recomendação de uso de sabão o procedimento da pagina 19 e Resolução da ANVISA - RDC 216

Formação de Preço - Consultoria aos estabelecimentos orientando com informações para estipular preços competitivos que não comprometam a margem de lucro de suas empresas. Detalhamento: Parâmetros para a elaboração de preços, Relação entre preços de mercado e fatores econômicos e financeiros da empresa, Adequação às especificidades dos mercados locais e Procedimentos para garantir sustentabilidade e lucratividade do empreendimento.

Higiene e manipulação de alimentos - O curso forneceu um conhecimento aprofundado sobre as boas práticas de manipulação e fabricação de alimentos que devem ser respeitadas para se garantir a inocuidade dos produtos alimentícios disponibilizados à população, evitando-se, assim, a ocorrência de problemas com os alimentos.

Workshop de técnicas de vendas - Exposições interativas e apresentação de cases com proposição de problemas e possíveis soluções, entre os temas apresentados estão: perfil profissional de excelência em vendas, técnicas de vendas, etapas das vendas empresariais, técnicas de fechamento de venda e relações pós venda.

Oficina de ficha técnica - Capacitar profissionais da área de A&B para elaboração das fichas técnicas a fim de controlar os custos e estipular o preço de venda do produto de acordo com a oscilação dos preços no mercado brasileiro.


0 comentários:

Postar um comentário