quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Empresariado de Itacaré comemora sucesso do Iº Festival Gastronômico Sabores de Itacaré

Quem circulou pela charmosa cidade de Itacaré, entre os dias 11 a 21 de dezembro, percebeu a grande movimentação nas principais ruas por causa do Iº Festival “Sabores de Itacaré”. Jornalistas, convidados e renomados chefs estiverem na cidade para prestigiar o evento.

Na sua primeira edição, o Iº Festival Gastronômico “Sabores de Itacaré” foi concluído com sucesso. Empresários dos estabelecimentos participantes ficaram satisfeitos com o resultado do evento. Mais de 2.700 pratos foram vendidos durante os dez dias do Festival. Devido a boa repercussão, quase todos os pratos participantes continuarão no cardápio dos estabelecimentos.

De acordo com o Secretário de Turismo de Itacaré, o evento contribuiu para o aquecimento da economia local, destacando a agricultura familiar e a pesca, além de atrair os turistas para o destino. O Festival “Sabores de Itacaré” gerou uma renda de mais de 100 mil reais para os 37 estabelecimentos, além de movimentar também o setor hoteleiro da região.

A empresária do setor hoteleiro, Cida Aguilar, afirmou que no período do evento 80% dos hóspedes vieram prestigiar a programação do Festival. “Este tipo de evento enobrece o destino turístico de Itacaré, isso é positivo não só para o setor hoteleiro como também para toda cadeia do turismo”, garantiu a empresária.

A presença de renomados chefs da gastronomia nacional chamou atenção dos turistas, moradores, jornalistas e convidados que circularam por Itacaré. Cerca de 300 pessoas, dentre eles jornalistas e estudantes de Gastronomia da UFBA, participaram das aulas-show e das visitas técnicas a Fazenda Santa Ana que ocorreram nos primeiros dias do evento.

Diferente dos outros Festivais, o “Sabores de Itacaré” não teve caráter competitivo. A chef Rosa Gonçalves – curadora do evento ressaltou que o principal legado do Festival Gastronômico foi à valorização da gastronomia de raiz. “Neste Festival não existirá um prato premiado. A proposta do evento não é concorrer, mas somar esforços para promoção da gastronomia local” assegurou Rosa.

 Além dos convidados, a ampla programação do evento gastronômico atraiu um grupo de jornalistas dos principais veículos da Bahia, gerando mídias espontâneas em toda imprensa baiana.

De acordo com o Secretário de Turismo de Itacaré, Júlio Oliveira, o Iº Festival Gastronômico “Sabores de Itacaré” superou as expectativas de público e tornou Itacaré o mais destino gastronômico da Bahia. O secretário garantiu a segunda edição do Festival em 2015.

O empresário do Restaurante Espaço Brasil, Fábio Valgas, exalta o sucesso das vendas de mais de 100 pratos do Peixe Pinaúna, prato escrito no Festival numa época de baixo movimento. “O Festival “Sabores de Itacaré” foi muito importante para o município. O destino era muito conhecido pelo surf e esportes de aventura, precisava dar um destaque para a gastronomia, pois é um complemento importante para um destino turístico”, destacou Fábio.

Segundo o prefeito de Itacaré, Jarbas Barros, o Festival Gastronômico tornou Itacaré um destino turístico completo com atrativos naturais, culturais, e também gastronômicos. “Foi uma ótima oportunidade para os visitantes, usufruirem da culinária local de Itacaré, que é extremamente saborosa”, afirmou o prefeito.

O I Festival Sabores de Itacaré foi realizado pela Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Escola de Culinária Rosa Gonçalves, e contou com o apoio da Abrasel e Senac e o patrocínio da Secretaria de Turismo da Bahia/ Bahiatursa e do Sebrae.



0 comentários:

Postar um comentário