quarta-feira, 12 de março de 2014

Está disponível a vacinação contra o HPV para meninas de 11 a 13 anos


Seguindo o Calendário Nacional de Vacinação, a vacina contra o HPV está disponível no município desde o dia 10 de março para a imunização de meninas entre 11 e 13 anos.
As vacinas estão disponíveis nos postos de saúde PSF Otto Alencar I, PSF Otto Alencar II, UBS Itacaré (Fundo do Fórum), e PSF Maria de Lourdes Araújo (Taboquinhas). Após o início das aulas as vacinas serão realizadas também nas escolas, mediante programação junto aos diretores e breve esclarecimento aos pais. Haverá também a vacinação volante nas áreas da zona rural como estratégia para o alcance da meta.
 
O Ministério da Saúde adquiriu a vacina papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18 (recombinante) do laboratório MSD/Instituto Butantan. Trata-se de uma vacina recombinante composta pelos subtipos HPV 6, 11, 16 e 18.
 
O objetivo da mobilização é a prevenção do câncer de colo de útero, refletindo na redução da incidência e da mortalidade por esta enfermidade.
 
A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 272 meninas de 11 anos, 271 de 12 anos, 266 de 13 anos.
 
Esquema de vacinação: 1ª dose  de 10 março a 10 de abril. 2ª dose de 01 a 12 de setembro. 3ª dose 5 anos após a primeira.
 
Lembrando que a vacina contra o HPV é uma prevenção do câncer de colo do útero e não substitui a realização do exame preventivo, o papanicolau ou o uso de preservativos.
 
Qualquer dúvida procurar um posto de saúde mais próximo ou entrar em contato com a Secretaria de Saúde.
 
O que é o HPV?
O HPV (Papilomavírus Humano) é um vírus que se instala na pele ou em mucosas, pode ficar no organismo durante anos de maneira adormecida. Pode evoluir para cânceres como o do colo de útero. No Brasil, é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres.
Como ocorre o contágio?
O vírus HPV é altamente contagioso! A transmissão se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada, não necessariamente apenas por relações sexuais, sendo possível contaminar-se com uma única exposição. Como muitas pessoas portadoras do HPV não apresentam nenhum sinal ou sintoma, elas não sabem que têm o vírus, mas podem transmiti-lo. Também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto.
O que é câncer do colo de útero?
É o crescimento anormal de células no colo do útero.
Formas de prevenção do câncer do colo de útero:
Para prevenir, é preciso vacinar as meninas de 11 a 13 anos, e seguir fazendo o exame preventivo (papanicolau) na vida adulta.
Sobre a vacina.
A vacina administrada será quadrivalente, ou seja, que protege contra os vírus HPV tipos 6 e 11 (que causam verrugas genitais) e tipos 16 e 18 (que causam câncer do colo de útero).
Com 98,8% de eficácia contra o HPV, a vacina deverá ser aplicada em três doses. A primeira estará disponível em março, a segunda em setembro de 2014, e a terceira será agendada para 5 anos após a primeira dose.
Por que vacinar na adolescência?
Um estudo comparou mulheres vacinadas que nunca haviam sido expostas ao vírus às mulheres vacinadas já expostas. Os resultados mostraram que a vacina tem eficácia muito maior nas meninas que ainda não foram expostas ao vírus. Por isso, quanto antes vacinar, mais fácil proteger.
A vacina contra o HPV não é recomendada se a adolescente: 
- Tiver hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da vacina;
- Estiver grávida;

- Desenvolver sintomas indicativos de hipersensibilidade grave após receber uma dose da vacina HPV. Fonte: www.colegioalumnus.com

0 comentários:

Postar um comentário