No último dia 28, foi realizada em Itacaré, a VI Conferência Municipal de Assistência Social com o tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”. O objetivo foi avaliar os avanços na Assistência Social após implantação do novo modelo de gestão do Sistema Único de Assistência Social - SUAS e propor diretrizes para construção de políticas públicas que norteiam os investimentos na proteção, apoio e acolhimento aos usuários dos serviços socioassistenciais.
Entre os pontos debatidos ao longo da conferência foram cinco dimensões: Dignidade humana e a Justiça Social; A participação social como fundamento do pacto federativo; A primazia da responsabilidade do estado por um SUAS público universal; A qualificação do trabalho no SUAS na consolidação do pacto federativo; Assistência Social é o direito no âmbito do pacto federativo.
"A administração hoje está pautada na oferta de serviços a população Itacareense em geral, de forma humanizada com os atos transparentes e na eficiência que o serviço requer, trabalhando com a integração dos serviços da gestão pública, dessa forma fortalecendo a população e diminuindo a vulnerabilidade social." disse a secretária municipal de Ação Social e primeira dama, Cecília Barros.
A VI Conferência Municipal de Assistência Social teve suas propostas foram aprovadas pela população, delegados e conselheiros e aconteceu no Centro de Educacional de Itacaré e foi uma realização da Prefeitura Municipal de Itacaré através da Secretaria Municipal de Ação Social.
O Suas é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário