O Engenheiro Aurélio Souza, empresário, diretor da empresa Usina Azul, coordenador de pesquisa pela Universidade de São Paulo e conselheiro das Nações Unidas para o fundo Climático Global (Green Climate Fund - GCF) é o responsável pelo projeto de energia solar instalado no evento de Surf acontecendo em Itacaré, praia de Tiririca, até o dia 01/11.
Bernadete Bittencourt, Secretária de Meio Ambiente e Aurélio convidam empresários e interessados de Itacaré e vizinhança para que visitem o projeto de energia solar instalado na Praia de Tiririca na quinta-feira as 15:30 horas, quando ele pretende apresentar o projeto solar e tirar dúvidas sobre a tecnologia e benefícios para os negócios e consumidores de energia interessados em reduzir sua conta de energia de forma sustentável.
Confira a entrevista feita com o Engenheiro Aurélio Souza:
- Qual o objetivo do stand no campeonato de Surf?
Demonstrar a viabilidade de energia solar aplicado a eventos esportivos, outros empreendimentos e edificações onde se demanda energia elétrica.
- Quais as vantagens para empresas e residências que querem adotar a energia solar?
Redução da conta de energia elétrica, equipamentos que funcionarão por décadas, mais de 20 anos sem falhas, e garantia de performance assegurada pelo fabricante. Equipamentos certificados pelo INMETRO.
- Qual o custo médio para uma casa com quatro moradores?
Custo médio para uma família de 04 pessoas que consome acima de 100 kWh por mês é de R$ 10.000,00.
- E para uma pousada/hotel com 06 quartos?
Uma pousada funciona como uma "grande" casa, assim, o custo é proporcional ao consumo mensal de energia, para cada 100 kWh mensal de consumo de energia, pode-se estimar um custo de investimento de R$ 10.000,00.
- Em quanto tempo a empresa/residência tem o retorno do valor investido?
O retorno se dá entre 7 e 8 anos, dependendo do valor da tarifa paga.
- Qual a importância ambiental e econômica desta fonte de energia?
A energia solar é uma fonte abundante de energia em todo território nacional e ajuda na redução do consumo de energia de origem fóssil e poluente, tal qual diesel, carvão e gás. No brasil, o uso da energia solar ajuda na "economia" de água, demandando menos energia das hidroelétricas, em especial nestes tempos de seca e grandes mudanças climáticas que vivemos. Adicionalmente, demanda menos construções de barragens para gerar energia, reduzindo o alagamento de áreas de florestas nativas e ameaça a biodiversidade do Brasil e do planeta.
O sistema de energia solar que estamos demonstrando funciona conectado a rede de energia, o que permite que seu medidor de energia da concessionária "gire para trás", propiciando a economia na conta de energia elétrica. Para que isso aconteça, é importante realizar o projeto técnico para devido registro na concessionária, permitindo que o benefício seja contabilizado na conta de forma a seguir a regulamentação vigente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário