Pages - Menu

Páginas

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

As homenagens a São Miguel encerraram com procissão e missa em Itacaré


Após os nove dias da Novena, terminaram nesta segunda-feira, 29, as comemorações da Festa de São Miguel Arcanjo, padroeiro de Itacaré.
 
O dia começou com alvorada , às 5h, iniciando as festividades em homenagem ao Arcanjo.
 
Pela manhã uma missa especial foi celebrada pelo Bispo Diocesano D. Mauro, e concelebrada pelo Padre Eliseu , o diácono Nelson de Taboquinhas e vários seminaristas. O Bispo enfatizou em sua homilia a importância dos anjos como importante auxílio divino para que os homens possam cumprir sua missão na terra com afinco e proteção.
 
À tarde mais um momento de fé e emoção: mais de 500 fiéis participaram da Procissão em homenagem a São Miguel. O cortejo com andores das imagens de Nossa Senhora de Conceição, São Pedro, São Paulo, Jesus Crucificado e do Menino Jesus, seguidas pela bela imagem do Arcanjo andou pelas principais ruas da cidade. Os andores foram carregados por fiéis, dentre os quais o prefeito Jarbas Barbosa, D. Cecília e Jarbas Filho, que estiveram presentes neste momento tão importante da representação da fé católica no município. A filarmônica de Itacaré animou o cortejo com músicas sacras e Hinos do Padroeiro. O encerramento aconteceu na parte externa da Igreja com a Benção do Santíssimo Sacramento para todos os fiéis presentes.
 
"A comemoração do dia do padroeiro é uma manifestação da fé católica e integra o patrimônio religioso e cultural do município", disse o Prefeito Jarbas. 

Os eventos de celebração contaram com o apoio da Prefeitura Municipal de Itacaré através da Secretaria de Cultura.
 
O padroeiro de Itacaré foi escolhido ainda no período colonial, quando o povoado foi batizado de São Miguel da Barra do Rio de Contas, com a construção da capela de São Miguel Arcanjo pelo jesuíta Luís da Grã, em 1720. Em 1723, foi erguida a atual Igreja Matriz, que abriga a imagem original trazida pelos colonos portugueses. O santo, cujo nome significa “Quem é como Deus?”, é considerado o chefe dos exércitos celestiais, anjo do arrependimento e da justiça, defensor da Igreja e do Povo de Deus.






Nenhum comentário:

Postar um comentário