Pages - Menu
▼
Páginas
▼
sexta-feira, 29 de novembro de 2013
Prefeitura cria abrigo e promove limpeza emergencial em Itacaré
Nos últimos dias Itacaré recebeu um grande volume de chuvas, o maior visto nos últimos anos, o que causou alagamentos e deslizamentos de terra em vários pontos do município, deixando famílias desabrigadas e afetando a rotina dos moradores.
De imediato, a Prefeitura Municipal de Itacaré realizou uma limpeza nos pontos mais críticos e criou um abrigo na Escola Manoel Castro, onde aqueles que ficaram desabrigados por alagamentos ou outros acidentes relacionados ao mal tempo puderam ficar e se alimentar.
quarta-feira, 27 de novembro de 2013
Audiência Pública para o Plano Municipal de Saúde foi adiada
Usuários, gestores e funcionários da saúde se reúnem nesta quinta e sexta-feira nos clubes em Itacaré e Taboquinhas para traçar o Plano Municipal de Saúde 2014/2017. O que for pactuado durante a audiência pública será posto em prática nas unidades de saúde do município nos próximos quatro anos.
O documento que será elaborado é um instrumento de gestão previsto em lei e servirá de apoio às ações de saúde no município. Desta forma o Plano Municipal de Saúde 2014/2017 expressa o compromisso da gestão com a implementação e o fortalecimento do SUS municipal objetivando a melhoria da atenção à saúde e da qualidade de vida da população. As propostas apresentadas durante os dois dias serão votadas e executadas a partir de janeiro do próximo ano.
A Audiência será promovida pela Prefeitura Municipal de Itacaré através da Secretaria de Saúde.
PROGRAMAÇÃO:
28 e 29/11
8 às 9 hs: Credenciamento e apresentação da situação de saúde da população e dos serviços e sistema de saúde.
9 às 12 hs: 1ª Oficina
- Divisão dos grupos (Assistência, Vigilância à Saúde, Regulação e Auditoria, Gestão), cada grupo com monitor.
- Levantamento dos problemas de situação de saúde da população e serviços e sistemas de saúde;
- Construção da arvore de problemas (causas, problema central e consequências)
12 às 12:45 hs - Intervalo para lanche no local do evento
12:45 às 17 hs - 2ª Oficina
- Reunir novamente os mesmos grupos com o monitor;
- Priorização dos problemas de situação de saúde e priorização dos problemas dos serviços e sistemas de saúde.
segunda-feira, 25 de novembro de 2013
Aconteceu o ll simpósio de TDAH e Dislexia
Aconteceu em Jequié,nos dias 17 a 19 de
outubro o ll simpósio de TDAH e Dislexia com vários palestrantes da área e em
destaque estavam o diretor do hospital Albert Aisten e presidente da associação
brasileira de dislexia (Dr.Abram Topczewski) e a mestre Diana Faria, especialista
na área de dislexia .Pensando em trazer novas estratégias para o CAEE (Centro de
atendimento educacional especializado de Itacaré), psicopedagogos e
psicólogos participaram do evento com o apoio da Prefeitura Municipal de
Itacaré e a Secretaria de Educação. O evento contou com o apoio de
psiquiatra, neuropediatra, psicólogos e fonoaudiólogos com palestras bastantes
enriquecedora para nosso conhecimento.
O que é Dislexia?
Dislexia é um transtorno genético e hereditário da linguagem, de origem neurobiológica, que se caracteriza pela dificuldade de decodificar o estímulo escrito ou o símbolo gráfico. A dislexia compromete a capacidade de aprender a ler e escrever com correção e fluência e de compreender um texto. Em diferentes graus, os portadores desse defeito congênito não conseguem estabelecer a memória fonêmica, isto é, associar os fonemas às letras.
De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, o transtorno acomete de 0,5% a 17% da população mundial, pode manifestar-se em pessoas com inteligência normal ou mesmo superior e persistir na vida adulta.
A causa do distúrbio é uma alteração cromossômica hereditária, o que explica a ocorrência em pessoas da mesma família. Pesquisas recentes mostram que a dislexia pode estar relacionada com a produção excessiva de testosterona pela mãe durante a gestação da criança. Fonte: www.drauziovarella.com.br
Confira o relatório do PDDU atualizado
O relatório foi atualizado até esta data, contendo também contribuições vindas de Taboquinhas.
As partes acrescidas ao relatório anterior estão destacadas em vermelho.
Dia 11 de Novembro foi feita uma Audiência Pública para discutir o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Itacaré (PDDU). A Audiência tinha como objetivo expor a primeira etapa de criação do Plano Diretor e receber sugestões, recomendações, críticas e propostas da população para formulação do documento final.
O conjunto de leis do PDDU tem validade por 10 anos, porém pode sofrer modificações pontuais para acompanhar as necessidades do município. Ele é o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana. Foi previsto no parágrafo 1º, do art. 161, da Lei Orgânica do Município e é fundamentado nas demais disposições legais federais e municipais pertinentes.
O cidadão terá até amanhã para apresentar suas sugestões, recomendações, críticas e propostas. O documento deverá ser impresso ou escrito a mão.
terça-feira, 12 de novembro de 2013
Participe da Reunião FAEG-SUL
O Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Território Litoral Sul da Bahia, o FAEG-SUL e a nova diretoria, convidam a todos os fazedores e a todas as fazedoras de cultura do território para a reunião ordinária do dia 14 de novembro de 2013, próxima quinta-feira, às 09h00min no Auditório da Torre Administrativa da Universidade Estadual De Santa Cruz – UESC.
Os encontros mensais são abertos aos interessados e tem por objetivo possibilitar um diálogo com agentes públicos, artistas, produtores e realizadores culturais, rumo à construção e fortalecimento de uma política cultural para o nosso território.
Programação:
LEITURA, revisão e alteração (se houver necessidade) do regimento interno;
APRESENTAÇÃO e votação (com os membros cadastrados e presentes) do novo formato do FAEG- SUL;
OFICINA de bonecas abayomi com Maria Helena Tavares e alunas da Rede de Museus e Pontos de Memórias do sul da Bahia.
Anote:
Data: 14 de novembro de 2013, às 09h00min.
Local: UESC- Auditório da Torre administrativa – 5 andar.
Local: UESC- Auditório da Torre administrativa – 5 andar.
Ontem foi discutido o Plano Diretor de Itacaré em Audiência Pública
Ontem, dia 11, foi feita uma Audiência Pública para discutir o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Itacaré (PDDU). A Audiência aconteceu no Clube Municipal e contou com a presença de cerca de 150 pessoas, entre elas representantes de diversos setores da comunidade, vereadores e técnicos do município que participaram ativamente da audiência que tinha como objetivo expor a primeira etapa de criação do Plano Diretor e receber sugestões, recomendações, críticas e propostas da população para formulação do documento final.
Lembrando que hoje (12), Taboquinhas receberá a Audiência Pública no Colégio Paulo Souto, das 9hrs as 12hrs.
Realizada pela Prefeitura Municipal de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Planejamento, a apresentação das propostas para o Plano Diretor foi feita pela advogada Vera Maria Weigand, que será relatora do texto final do documento, e a exposição dos mapas foi feita pelo arquiteto da Prefeitura de Itacaré, Ademar Sá. Ele detalhou sobre a ocupação do município e quais as medidas estão sendo propostas para barrar o crescimento desordenado e assegurar a qualidade de vida da população. Participaram da mesa o Prefeito Municipal, Jarbas Barbosa Barros, o Major, Gilmar Mascarenhas, A Secretária de Meio Ambiente, Agricultura, Aquicultura e Pesca, Bernadete Bittencourt, a Promotora, Aline Salvador e o Secretário de Planejamento, Fernando Oliveira.
O conjunto de leis do PDDU tem validade por 10 anos, porém pode sofrer modificações pontuais para acompanhar as necessidades do município. Ele é o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana. Foi previsto no parágrafo 1º, do art. 161, da Lei Orgânica do Município e é fundamentado nas demais disposições legais federais e municipais pertinentes.
O cidadão terá 15 dias corridos para apresentar suas sugestões, recomendações, críticas e propostas. O documento deverá ser impresso ou escrito a mão e protocolado em local público que será determinado em breve.
Para ter acesso ao documento atual clique no link http://goo.gl/z3rZqa
segunda-feira, 11 de novembro de 2013
Dia Mundial do Diabetes terá programação especial em Itacaré
Para marcar o Dia Mundial do Diabetes a Prefeitura Municipal de Itacaré através da Secretaria de Saúde realizará na próxima quinta-feira (14) atividades direcionadas à prevenção e orientações sobre diabetes.
Entre 8h e 15h, na Unidade de Saúde Otto Alencar do Centro, atrás do Fórum, profissionais realizarão aferição de pressão arterial, glicemia, peso, altura, circunferência abdominal e darão atividades educativas sobre a temática: O que é o Diabetes e seus sintomas; Consequências do Diabetes; Tratamento e Prevenção; Alimentação Adequada; Saúde bucal e o Diabetes, além de avaliação nutricional e ginástica laboral com fisioterapeuta.
Neste dia a população poderá tirar dúvidas sobre as causas da doença, fatores de risco, sintomas e tratamentos. Aqueles que já são diabéticos devem receber orientações específicas para manutenção da qualidade de vida.
quinta-feira, 7 de novembro de 2013
Pescadores de Itacaré receberão treinamento
Começou hoje um treinamento oferecido pela empresa BP aos pescadores associados à colonia Z-18 de Itacaré.
Após terem passado por critérios específicos de seleção, vinte barcos de pesca e suas tripulações receberão uma capacitação para atuar na defesa da costa em caso de um eventual incidente com vazamento de óleo no mar.
Esta é uma das ações do Plano de Emergência Individual da BP para a proteção do meio ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Aquicultura e Pesca.
O treinamento acontece em dois dias, hoje e amanhã, dia 8 de novembro, com exercícios teóricos e práticos na região da saída do Rio Itacaré.
Após terem passado por critérios específicos de seleção, vinte barcos de pesca e suas tripulações receberão uma capacitação para atuar na defesa da costa em caso de um eventual incidente com vazamento de óleo no mar.
Esta é uma das ações do Plano de Emergência Individual da BP para a proteção do meio ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Aquicultura e Pesca.
O treinamento acontece em dois dias, hoje e amanhã, dia 8 de novembro, com exercícios teóricos e práticos na região da saída do Rio Itacaré.
Participe do I ENCULT Encontro de Cultura do DCE-UESC
A diretoria de Cultura do DCE Livre Carlos Marighela – UESC convida dirigentes, militantes, agentes ou produtores culturais para participar do I ENCULT Encontro de Cultura do DCE-UESC. O evento será realizado no dia 19 de novembro de 2013, no espaço CÉU na UESC das 08h às 20h.
Interessados devem confirmar participação pelo telefone (73) 3680-5092 ou e-mail dce@uesc.br
Confira a programação:
8:00h- Mesa de Abertura
09:00h Momento Cultural
09:40h Mesa 1- Tema: Cultura significados e caminhos.
12:00h Almoço
14:00h Apresentação cultural. (credenciamento)
- Vídeo
- Música
- Liberdade de expressão
15:00h Rodas de Conversa – Tema geral: Qual a função social da cultura universitária? – Palestrantes:
- Tema 1 – O fazer cultural
- Tema 2 – A função da Cultura Universitária
- Tema 3 – Ações Culturais
17:00h Intervalo
- Exposição fotográfica
- Exposição de artesanato
17:30h mesa final – Tema: Plano para cultura universitária na UESC – Palestrantes:
- Leitura dos textos dos GDs
- Construção do plano de ação cultural com base nos GDs
- Construção da carta de instituição do espaço
19:00h Cultural – Banda Os Gaiatos.
quarta-feira, 6 de novembro de 2013
Saiba mais sobre o VIII Encontro do Fórum de Cultura da Bahia
O VIII ENCONTRO DO FÓRUM DE CULTURA DA BAHIA TERRITÓRIO DO SERTÃO DO SISAL, será realizado nos dias 15, 16 e 17 de novembro na cidade de Tucano BA.
Com o objetivo de fortalecer e valorizar a cultura municipal e territorial, assim estabelecer bases para a consolidação das políticas públicas voltadas para a cultura do nosso Estado e para o diálogo com a sociedade civil.
O FÓRUM DE CULTURA DA BAHIA foi articulado durante a realização da IV Conferência Estadual de Cultura em 2011, e criado a partir das reuniões de formação em janeiro de 2012 no Espaço N’Casa em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador.
O Fórum é um espaço democrático de discussão e de articulação permanente, composto de pessoas físicas e jurídicas envolvidas com a questão cultural, não fazendo qualquer discriminação de origem étnica, de gênero, de religião e de linguagem artística. O Fórum é apartidário e aberto à cooperação com órgãos governamentais, com abrangência nos 417 municípios do Estado da Bahia se dispondo a discutir problemas e encontrar soluções estratégicas para gestão das políticas culturais no Estado.
Como instrumento de controle social da Sociedade civil para proposição, monitoramento e avaliação das estratégias de gestão das políticas culturais do Estado da Bahia, objetiva acompanhar a execução de ações, projetos e programas que são executados por órgão governamentais (esferas municipal, estadual e federal) e pela iniciativa privada. O Fórum se direciona também a apoiar os trabalhos e as ações dos Conselhos Municipais de Cultura e do Conselho Estadual de Cultura, potencializando as formas e meios de produção e acesso à cultura, o marketing e divulgação cultural, além de apoiar as ações do Fundo Estadual de Cultura, editais e chamamentos públicos da área cultural. Também promove capacitações, workshops e oficinas para qualificação social e profissional e para capitalização das políticas culturais nos 27 territórios de identidade do Estado da Bahia
O Fórum é eclético, plural, apartidário, mas com muita raça para decidir, peitar, encaminhar saídas estratégicas para as crises e os problemas da gestão das políticas culturais. Tem ainda por objetivo promover e fortalecer os Fóruns Municipais de Cultura no Estado.
É chegada a hora.
O Fórum de Cultura da Bahia é tarefa de todos nós!"
Endereço eletrônico: http://forumdeculturadabahia. blogspot.com.br/
Para fechar o Outubro Rosa, prefeitura promoveu feirinha de saúde e palestras
Foi realizada no último dia 31, em Itacaré, uma comemoração ao "Outubro Rosa" - Mês de prevenção ao câncer de mama. O dia foi direcionado a elas, com uma tenda montada ao ar livre, ao lado da igreja São Miguel, onde foi realizada aferição de pressão arterial, glicemia, avaliação nutricional, orientações quanto a alimentação saudável e alimentos funcionais que ajudam na prevenção a diversos tipos de câncer.
Na parte da tarde, foi montada uma roda de bate papo, na Câmara de Vereadores, com uma psicóloga, alertando sobre a auto estima da mulher neste período de tanta fragilidade e com uma enfermeira, orientando quanto a realização do auto exame, períodos de realização assim como a forma correta de realiza-lo. A ação teve continuidade no Distrito de Taboquinhas, no sábado, onde as enfermeiras das unidades realizaram orientações as mulheres na feira - chamando à atenção a realização do auto exame assim como realização de preventivo cérvico uterino, generalizando assim os cuidados à Saúde da Mulher.