quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Conferência da Cultura é encerrada com a eleição de cinco delegados



A Prefeitura Municipal de Itacaré, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer realizou nos dias 30 e 31 de julho uma série de apresentações culturais e a III Conferência Municipal de Cultura de Itacaré. O evento foi marcado pela participação ativa da sociedade civil, nas discussões e nas propostas de ações para a cultura no município.

O tema foi “Desafios do Sistema Municipal de Cultura” e foi dividido em dois eixos: Eixo I, "Sistema Municipal de Cultura" e Eixo II, "A Cultura no Município; Produção Simbólica; Cidadania e Desenvolvimento".

Participaram da III Conferência 136 pessoas, entre representantes do poder público e da sociedade civil. Estavam presentes o Vice Prefeito, Cláudio Barros, o Representante da Câmara de Vereadores, Edson Arantes, o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Padre Eliseu Sousa, o Secretário de Planejamento como Mediador, Fernando Oliveira, a Coordenadora do Eixo I, Juliana Machado, a Coordenadora do Eixo II, Verusya Correia e o representante da UESC, Professor Samuel Leandro

Foram eleitos os seguintes delegados que irão participar das Conferências Estaduais e seus suplentes:

1.Marcos Paulo / Suplente: Welligton Jesus
2.Romulo Mocotó / Suplente:  Varuna Ribeiro
3.Juliana Machado / Suplente:  Junior
4. Leandro Oliveira / Suplente:  Sampaio  Cleide Moraes
5. Ramon / Suplente:  Gabriel Siqueira

Para fazer parte da Comissão criada para acompanhamento das propostas na Câmara e no Poder Executivo foram eleitos:

1.Verusya Correia
2.Michele Franco
3.Magno Rocha
4. Maria de Lurdes Silva ( Dudui)
5.Varuna Ribeiro
6. Cláudia Cruz
7. Elvira Reis
8. Juliana Machado
9. Roberta Teixeira
10.Leandro Sampaio

Para o Conselho, representantes foram indicados pela sociedade civil, porém ainda não é validado:

1.Miguel Reis
2.Ronara Chagas
3.Claudia Cruz
4.Juliana Machado
5.Dudui
6.Varuna Ribeiro
7.Versuyia
8.Mocoto


O que é o Sistema Nacional de Cultura?

O SNC (Sistema Nacional de Cultura), foi criado em 2002, e usou como parâmetro o modelo do SUS (Sistema Único de Saúde). O objetivo  é  fazer com que as práticas culturais incentivadas por municípios, Estados e União não sejam interrompidas com a alternância dos governos.

Para participar do SNC, estados e municípios precisam assinar um termo de adesão onde se comprometem a instituir a estrutura de gestão exigida pelo Ministério da Cultura. Desde a sua criação, 24 estados e 1.800 municípios aderiram ao SNC.

Dentre os principais resultados do SNC destaca-se a criação do Procultura (Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura), que institui novas regras para o fomento e o incentivo à cultura.


Para ver todas as fotos clique aqui




















0 comentários:

Postar um comentário