Preservando a vida

Itacaré possui um dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade do Nordeste. (Foto: Mico Estrela)

Jeribucaçu é uma das praias mais bonitas do mundo

Pesquisas nacionais e internacionais citam a Jeribucaçu como uma das praias mais lindas do mundo. Difícil acesso e o encontro do rio com o mar compõe um cenário único.

Baianas do Quilombo do D'Oiti

A Fazenda Modelo Quilombro D'Oiti tem o objetivo de dar vida e voz às atividades quilombolas do sul da Bahia por meio de um novo modelo de turismo.

Vista aérea da Praia da Coroinha

Do alto é possível admirar a beleza das praias.

A Capoeira está presente em todos os cantos da cidade

A Capoeira é prática difundida por todos os cantos; atraente para os estrangeiros e dominada com maestria pelo baiano..

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Amanhã surfistas de 24 países vão invadir Itacaré no Mahalo Surf Eco Festival

A cidade de Itacaré vai ser invadida nessa semana por mais de 170 surfistas de 24 países que se inscreveram na oitava edição do Mahalo Surf Eco Festival na linda Costa do Cacau do litoral sul da Bahia. Mas, o limite é de 144 participantes, com alguns ficando numa lista de espera para entrar se alguém não comparecer. A etapa do World Surf League Qualifying Series promovida pela Dendê Produções desde 2008, ficou mais importante esse ano porque aumentou a premiação para 150 mil dólares, elevando o status do evento para QS 6000. A segunda das três etapas da "perna brasileira" de fim de ano da WSL South America começa terça-feira na Praia da Tiririca e todos já estão escalados nas duas rodadas de 24 baterias.

Entre os 48 cabeças de chave que só entram na segunda fase, estão cinco surfistas que participaram da etapa do WCT iniciada no fim de semana em Portugal. Como já perderam nas primeiras fases, vai dar tempo de eles chegarem na Bahia para disputar os 6.000 pontos do Mahalo Surf Eco Festival. As principais atrações são dois tops da elite deste ano, o potiguar Jadson André e o neozelandês Ricardo Christie. Os outros que competiram em Cascais são o espanhol Aritz Aranburu, o catarinense Tomas Hermes e uma das novidades na "seleção brasileira" do WCT em 2016, Caio Ibelli, que fez uma bateria sensacional no domingo contra o campeão mundial Gabriel Medina em Supertubos.

Outro brasileiro que também já está confirmado na elite dos top-34 da World Surf League, entre os dez indicados pelo ranking do Qualifying Series, é o paulista Alex Ribeiro, que vai defender o título do Mahalo Surf Eco Festival conquistado no ano passado em Itacaré. Os dois estão escalados como cabeças de chave junto com os dois baianos convidados para entrar na segunda fase, já com uma premiação mínima de 450 dólares garantida. Caio Ibelli está na primeira bateria com Iago Silva e Alex Ribeiro na 24.a e última com Yagê Araujo.

"Itacaré é um lugar que eu gosto bastante, consegui vencer lá no ano passado, tenho total sintonia com o pico, adoro surfar na Praia da Tiririca e espero conseguir mais um bom resultado", disse Alex Ribeiro. "Já tenho minha classificação para o WCT garantida, mas estou em busca do título de campeão do QS, que vai ser importante para mim. No ano passado eu praticamente confirmei o título sul-americano com a vitória nesse evento, na final contra o Michael Rodrigues (CE). Foi muito legal essa conquista pra minha carreira e estou super feliz por voltar a Itacaré".

BAIANO CAMPEÃO - O Mahalo Surf Eco Festival será a última etapa de 6.000 pontos do ano e pode decidir vagas para o WCT nessa semana em Itacaré. O cearense Michael Rodrigues é o brasileiro mais próximo do G-10 do WSL Qualifying Series, em 15.o lugar no ranking que no momento está classificando até o 13.o colocado, o francês Maxime Huscenot. Quem também pode entrar na briga direta pelas últimas vagas com um bom resultado na Praia da Tiririca é Bino Lopes. Ele é patrocinado pela Mahalo e foi o único baiano a vencer o Surf Eco Festival, em 2011 quando o evento acontecia na Praia de Jaguaribe, em Salvador. Bino é um dos cabeças de chave da 22.a bateria da segunda fase e está ansioso para competir em casa.

"Eu tenho boas lembranças de Itacaré, já consegui ganhar eventos lá e conheço bem aquelas ondas da Tiririca. É um lugar que eu gosto muito e frequento desde pequeno, então só espero fazer meu trabalho direitinho e surfar bem lá", disse Bino Lopes, durante a etapa catarinense que abriu a "perna brasileira" em Florianópolis. "Eu vou estar com toda minha família, meus amigos e quero representar bem a marca que me patrocina e o evento também. Eu tive a felicidade de já vencer esse evento em 2011. A final foi com o Michael Rodrigues e o mar estava storm, com altas ondas, então tomara que dessa vez seja dessa forma também. O campeonato agora ficou mais importante, era 4 estrelas no ano passado e subiu para 6 estrelas, QS 6000, então vai ser bom porque quero subir no ranking pra conquistar uma vaga lá na elite. Esse é o objetivo".

24 PAÍSES EM ITACARÉ - Diferente dos 48 cabeças de chave que só competem a partir da segunda fase, os outros 96 participantes já entram nas 24 baterias da rodada inicial. O baiano Bruno Galini está escalado na primeira bateria do Mahalo Surf Eco Festival, com o cearense Messias Felix, o australiano Perth Standlick e o português Tomas Fernandes. Os confrontos internacionais vão continuar acontecendo desde o primeiro dia, pois 24 nações estarão representadas na oitava edição da etapa baiana realizada pela Dendê Produções.

Os estrangeiros são maioria com 101 inscritos, contra 43 brasileiros. Dos outros países, os maiores pelotões são da Austrália com vinte surfistas e os Estados Unidos com dezoito. A França e o Havaí terão oito participantes cada, depois vem Portugal com seis, África do Sul e Japão com cinco, Espanha e Costa Rica com quatro, Argentina e Guadalupe com três, com dois a Nova Zelândia, Taiti, Ilha Reunião, Chile e Peru e com um a Itália, Indonésia, Marrocos, São Bartolomeu, Porto Rico, Venezuela e Uruguai. 

O Mahalo Surf Eco Festival é realizado pela Dendê Produções com patrocínio da marca Mahalo, Prefeitura Municipal de Itacaré, Pousada Ecoporan, Secretaria de Turismo do Governo do Estado da Bahia, TV Santa Cruz e Skol. A etapa do QS 6000 sancionada pela WSL South America com premiação de 150 mil dólares, vale 6.000 pontos para o ranking mundial do WSL Qualifying Series e será transmitida ao vivo pelo www.worldsurfleague.com 

ENERGIA SOLAR - Sempre com a filosofia de promover um grande festival reunindo surfe e música, mas com preocupação ecológica de preservação da Natureza, a Dendê Produções inovou mais uma vez no ano passado ao realizar o primeiro evento de surfe do mundo utilizando energia solar captada no próprio local da competição. A iniciativa será repetida esse ano no QS 6000 Mahalo Surf Eco Festival, que contará novamente com várias atividades e palestras para o público durante os dias do campeonato na Praia da Tiririca.

FESTIVAL DE MÚSICA: Já é tradição. Desde a estreia do Surf Eco Festival em 2008, ele é encerrado com um grande festival de música. 

A semana segue agitada com os eventos promovidos pelos patrocinadores nos diversos espaços da cidade e até na Praia da Tiririca, com o Eco Sunset rolando até as 19h00 com um DJ animando o pôr do Sol a cada dia após a competição, com setlist animado na área VIP da arena do evento para convidados e competidores. 

No sábado, 31 de outubro, começam os shows no KM 06, a partir das 20 horas, com atrações de peso da música local e nacional, como Baiana System, Ponto de Equilíbrio, Seu Jorge, além do SPACE DJ ao vivo. E no domingo, depois do campeão do Mahalo Surf Eco Festival ser coroado na Praia da Tiririca, também no KM 06 subirão ao palco as bandas Cidade Negra, Nando Reis, Legião Urbana e com SPACE DJ ao vivo novamente.

SOBRE A WORLD SURF LEAGUE - a World Surf League (WSL) organiza as competições anuais de surfe profissional e as transmissões ao vivo de cada etapa pelo worldsurfleague.com, com todo o drama e aventura do surfe competitivo em qualquer lugar e na hora que acontecer. As sanções da WSL são para os circuitos: World Surf League Championship Tour (CT), que define os campeões mundiais da temporada, Qualifying Series (QS), Big Wave Tour, Longboard e Pro Junior. A organização da WSL está sediada em Santa Monica, Califórnia, com escritório comercial em Nova York, além de sete escritórios regionais de apoio na organização dos eventos, na América do Norte, Havaí, América do Sul, Europa, Austrália, África e Ásia.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Secretaria de Turismo de Itacaré abre edital para Festival Gastronômico 2015

A Prefeitura de Itacaré, por meio da Secretaria de Turismo está com inscrições abertas para a segunda edição do Festival Gastronômico “Sabores de Itacaré – Festival Gastronômico 2015”, que acontecerá de 03 a 13 de dezembro de 2015. 

O edital público de ocupação de espaços e o regulamento do festival já estão disponíveis na Secretaria de Turismo e poderão ser solicitadas até o dia 10 de novembro ou solicitado através do e-mail festival2015itacare@gmail.com

O Festival busca valorizar a culinária local com pratos que trazem uma identidade gastronômica típica de Itacaré, trazendo o cacau como destaque durante o festival. Este ano, o evento contará com uma programação cultural com feira de gastronômica, feira de produção associada ao turismo com os quilombolas, feira de artesanato e linguagens artísticas como exposição, filmes, palestras e música.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Secretaria de turismo de Itacaré realizará curso de organização de eventos turísticos

O município de Itacaré, na Costa do Cacau, Bahia, realizará seu primeiro curso de ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS TURÍSTICOS. A proposta, em parceria com a ONG Roda Baiana tem por finalidade reunir profissionais e especialistas de determinadas áreas de atuação para transmissão de informações de interesse comum aos participantes sobre eventos no turismo. Além disso, seja como forma de divulgar e promover destinos e produtos turísticos ou com o objetivo de diminuir os efeitos negativos da sazonalidade turística em Itacaré, o evento também vem a contribuir para a fomentação do segmento turístico no destino Itacaré, quanto às questões econômicas, socioculturais e estruturais.


Com uma carga horária de 120h, o curso vem com quatro módulos sobre planejamento de eventos, com aulas teóricas e práticas sendo o curso livre para qualificação profissional, onde o aluno aprenderá noções básicas da produção e gestão de eventos; fases e etapas de um evento; normas de cerimonial público e ordem de precedência; cerimonial e protocolo; eventos e turismo; turismo de eventos e negócios; entidades de fomento e organização de eventos; documentos importantes; pós-evento; gerenciando eventos como projetos e glossário. É indicado para acadêmicos e profissionais da área de turismo, turismo de eventos, hotelaria, restaurantes, agências e etc.

As inscrições serão em outubro e o início das aulas em novembro. As fichas estão disponíveis na Secretaria de Turismo de Itacaré.

domingo, 11 de outubro de 2015

Ruas de Itacaré lotam e hotéis chegam a 100% de ocupação nesse feriado

O destino Itacaré, na Costa do Cacau - Bahia, recebeu grande quantidade de turistas no feriado prolongado onde é comemorado, na segunda -feira, 12, o dia de Nossa Senhora Aparecida e dia das crianças; assim foi constatado na noite deste sábado, 10, na rua da Pituba, a mais movimentada da cidade onde bares, restaurantes, lojas e hotéis se obtiveram alta taxa de ocupação na cidade. Segundo a Secretaria de Turismo de Itacaré a cidade mais uma vez chega a 100% de ocupação, colocando Itacaré entre as cidade baiana com maior de fluxo de turistas com destaque aos baianos, seguido de mineiros, paulistas e brasilienses.

Maria Aparecida Mackenzie, 24 anos, veio pela primeira vez de São Paulo para conhecer Itacaré. “É um lugar maravilhoso, de praias lindas e povo sossegado. Recomendo a todos conhecerem este lugar” reforça Mackenzie. Para o Secretário de Turismo do município André Reis, o momento esta propício com o aumento de turistas brasileiros e a chegada de turistas estrangeiros na cidade que movimenta somente neste fim de semana cerca de 10 milhões de reais para o setor, crise aqui é somente de risos” comemora o Secretário.

Sobre Itacaré

Itacaré possui uma paisagem encantadora, formada por uma sequência de praias, cuja natureza ainda está praticamente intocada pelo homem, com morros cobertos por florestas e muitos coqueiros. É a primeira praia da “Costa do Cacau”, no litoral baiano, ao sul de Salvador.

Situada entre o mar e a Mata Atlântica, Itacaré é a opção ideal para quem gosta de praia aliada à vida noturna com bastante agitação, pois sempre há shows e festas, além dos bares e boates que funcionam o ano todo.As praias de Itacaré atraem muitos surfistas, em função das ondas fortes, consideradas as melhores da Bahia, e das águas quentes o ano inteiro, inclusive no inverno

Itacaré também é um ótimo destino para os adeptos do ecoturismo e os praticantes de esportes radicais. Há uma Área de Preservação Ambiental, por onde é possível fazer rafting, mountain bike, arvorismo, trilhas e rapel – ou simplesmente curtir a exuberância da Mata Atlântica com seus rios e cachoeiras.


São 14 praias principais em Itacaré, cada qual com características bem particulares. As próximas à cidade possuem boa infra-estrutura turística, com restaurantes e pousadas. Já as mais distantes são quase desertas, sendo acessíveis apenas por trilhas.

Prazo prorrogado: Aproveite para quitar seu IPTU sem multa até 30 de outubro

A Prefeitura Municipal de Itacaré prorrogou o prazo do IPTU 2015 até o dia 30 de outubro. O objetivo é dar uma oportunidade aos munícipes que não conseguiram cumprir com o prazo para pagar o IPTU 2015 em cota única.
A decisão da prorrogação do IPTU 2015 visa ajudar o contribuinte no cumprimento do pagamento do benefício, onde ele não terá que arcar com multa ou juros até a data da prorrogação.
O boleto deve ser retirado online através do site www.itacare.ba.gov.br.

O não pagamento do valor integral ou da 1ª parcela até dia 30 de outubro acarretará em multa e juros.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Itacaré foi bem representada na Conferência Estadual de Saúde em Salvador

Com 04 delegados representando o município, Itacaré foi participou nestes 03 dias da 9ª Conferência Estadual de Saúde que aconteceu no Centro de Convenções em Salvador, entre os dias 06 e 08 de outubro.

Os delegados de Itacaré foram: Thais Gaspar, coordenadora da Atenção Básica,  representando a gestão; Jorge Arouca, médico e diretor do Hospital,  representando o trabalhador de saúde; Miguel presidente do Conselho Municipal de Saúde, representando os usuários e Lauridilma delegada representando os usuários.

Esses representantes de Itacaré ajudaram  a formular as propostas que deverão vigorar na saúde nos próximos anos na Bahia e no Brasil. Essas propostas que foram escolhidas pelos delegados irão para a Conferência Nacional de Saúde em Brasília.

É nestas conferências que muitas propostas e ideias novas surgem para a gestão da saúde no estado. Atualmente as conferências estaduais ocorrem a cada 4 anos.

Itacaré participou de diversos temas onde sugeriu propostas e votou em algumas proposições, dentre as principais, as voltadas para as comunidades quilombolas, já que Itacaré possui muitas dessas comunidades.

Posse no Cosems

A secretaria de Saúde de Itacaré Stela Souza, que esteve presente na conferência na última segunda feira, 05, foi empossada como a  nova presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia - Cosems.


segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Secretário de Saúde do Estado visita Taboquinhas para vistoria de ampliação do Hospital e melhoria do sistema de saúde no município

Esteve em Taboquinhas, neste sábado, 3, o secretário de saúde Dr. Fábio Villas Boas, onde visitou o Hospital de Taboquinhas para diagnosticar como poderá melhorar e ampliar o atendimento que é muito importante para o distrito de Taboquinhas, em Itacaré e a zona rural.

Dr. Fábio foi acompanhado pelo prefeito Jarbas Barros, da Secretária de Saúde Stela Souza, além de alguns secretários de governos e vereadores. Na oportunidade ele conheceu por dentro todas as instalações do Hospital de Taboquinhas.

Após visitar toda a unidade, ele teve uma longa conversa com o prefeito e a secretária de saúde local para entender melhor o funcionamento do hospital e as pretensões futuras do município para a ampliação do sistema de saúde, com a construção do Hospital geral de Itacaré, da UPA e o pleno funcionamento do Hospital de Taboquinhas.

O secretário ainda cogitou a possibilidade de o hospital de Taboquinhas ser ampliado para se tornar o principal hospital do município, mas o Dr. Jarbas explicou que a distância de Taboquinhas para Itacaré não seria favorável para os moradores da cidade, por isso é importante ter duas unidades para atender ao cidadão de maneira mais rápida.

Após esses diversos questionamentos, o dr. Fábio Villas Boas, informou que técnicos da Secretaria de Saúde do Estado visitarão as unidades para diagnosticar como tornar o hospital mais eficiente e quais as principais ações do estado no município na área de saúde, de acordo as necessidades locais.

Em entrevista a Assessoria de Comunicação de Itacaré, o Dr. Fábio Villas Boas informou ainda, que: ‘O Objetivo nosso, vir aqui a Itacaré e Taboquinhas, é identificar como o Governo do Estado pode apoiar o prefeito Jarbas e a Secretária Stela, no sentido de dar uma maior agilidade e eficiência na assistência de saúde do município, e apoiar a reestruturação do hospital de Taboquinhas, a construção da UPA na sede e a reestruturação da assistência hospitalar na sede do município”

O secretário ainda avaliou que a estrutura do hospital de Taboquinhas é excepcional, mas que está claramente sub-utilizada, precisa de uma vocalização e direcionamento de atendimento, para que se torne um hospital de referência na micro-região. "Em breve estaremos trazendo boas notícias para Itacaré e região”, confirmou.

A secretaria Stela Souza, destacou a importância da visita do Secretario de Saúde do Estado à Itacaré e Taboquinhas e que esta visita permitirá que o Governo da Bahia, possa ajudar mais o município, e espera que o hospital de Taboquinhas seja melhor utilizado, já que é um hospital de grande estrutura mas não tem financiamento nenhum para trabalhar. Stela ficou otimista com a visita do dr. Fábio, que já demonstrou estratégias para ajudar ao município de Itacaré.


Prefeitura de Itacaré lança festival Gastronômico durante evento internacional de turismo

A proposta foi apresentada para agentes de viagens, companhias aéreas, operadoras e público geral durante a 43 º ABAV, em são Paulo.

O município de Itacaré, na Costa do Cacau, Bahia, participou da maior feira das Américas, ocorrida durante este ultimo final de semana, de 24 a 26 de setembro de 2015  realizada no Anhembi na, capital paulista. Trata se da 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, o maior Centro de Eventos da América Latina Líder absoluta no segmento da indústria do turismo e realizada pela ABAV – Associação Brasileira de Agências de Viagens.  No último dia da feira, a Secretaria de Turismo de Itacaré lançou a segunda edição do FESTIVAL GASTRONÔMICO – SABORES DE ITACARÉ, quando foi apresentada a marca, campanha e ações que serão realizadas durante o festival que acontecerá de 03 a 13 de dezembro, envolvendo restaurantes e espaços culturais da cidade.

O 2º festival tem como tema: Cacau, a maior estrela do festival e reforçará a importância da cultura regional e identitária da Costa do Cacau. Para o Secretário de Turismo de Itacaré André Reis, o produto lançado no festival foi bem aceito por agentes, agências de viagens, operadoras e Companhias aéreas. “Buscamos realizar rodadas de negócios e oferecer mais um produto consolidado para empresários do ramo turístico e isso fortalece o nosso destino” ressalta o Secretário, que afirma o calendário no período de menor ocupação para aumento de fluxo durante os 10 dias de realização do festival.

Sobre Itacaré

Itacaré possui uma paisagem encantadora, formada por uma seqüência de praias, cuja natureza ainda está praticamente intocada pelo homem, com morros cobertos por florestas e muitos coqueiros. É a primeira praia da “Costa do Cacau”, no litoral baiano, ao sul de Salvador.

Situada entre o mar e a Mata Atlântica, Itacaré é a opção ideal para quem gosta de praia aliada à vida noturna com bastante agitação, pois sempre há shows e festas, além dos bares e boates que funcionam o ano todo.As praias de Itacaré atraem muitos surfistas, em função das ondas fortes, consideradas as melhores da Bahia, e das águas quentes o ano inteiro, inclusive no inverno.

Itacaré também é um ótimo destino para os adeptos do ecoturismo e os praticantes de esportes radicais. Há uma Área de Preservação Ambiental, por onde é possível fazer rafting, mountain bike, arvorismo, trilhas e rapel – ou simplesmente curtir a exuberância da Mata Atlântica com seus rios e cachoeiras. São 14 praias principais em Itacaré, cada qual com características bem particulares. As próximas à cidade possuem boa infra-estrutura turística, com restaurantes e pousadas. Já as mais distantes são quase desertas, sendo acessíveis apenas por trilhas.